MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Cefast prepara novidades para carro que irá participar de competição em SP

Quarta-feira, 9 de agosto de 2017
Última modificação: Quarta-feira, 9 de agosto de 2017

cefastbaja

Entre os dias 19 e 20 de agosto a cidade de Piracicaba (SP) recebe 34 equipes para a Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sudeste 2017 e, entre elas, está a do CEFET-MG, que será representada pelo modelo CEFAST 10.

Com 25 membros envolvidos no protótipo que vai concorrer durante a competição, o grupo tem trabalhado no modelo há nove meses. De acordo com a estudante Luiza Laviola, que participa do projeto, foram corrigidas falhas do carro que concorreu na última edição. “O espaço interno para o piloto era muito pequeno, o sistema de freio traseiro era muito exposto a impactos, e a manutenção era muito difícil”, aponta.

A participante acrescenta também que esse carro apresenta inovações em relação ao modelo anterior e foram investidas muitas horas de cálculo e projeto. Conforto, frenagem e novas tecnologias são as grandes novidades do carro do CEFET-MG que irá competir nas pistas de Piracicaba. “O carro desse ano é menor e mais leve. Para melhorar a dinâmica lateral do carro, adotamos o sistema de suspensão traseira multi link. Quanto à parte eletrônica, ele irá contar com um novo painel de instrumentos, com monitoramente de temperatura do sistema de transmissão e freio, além da transmissão de dados para os boxes em tempo real”, complementa.

“Esperamos um bom resultado nessa competição regional, que será essencial para alcançarmos o pódio na etapa nacional”, finaliza Luiza. A equipe Cefast conta, atualmente, com 25 membros e é coordenada pela professora Ivanilza Felizardo. O capitão do grupo é o estudante Gabriel Amaral.
O que é um veículo Baja SAE?

Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m e 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.
Sobre a competição

A Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sudeste 2017 representa um palco importante para novos talentos da engenharia automotiva brasileira. Durante o evento, as equipes devem submeter os carros a provas estáticas e dinâmicas, supervisionadas por juízes, todos engenheiros da indústria da mobilidade.

A Etapa Sudeste é uma fase preparatória para a competição nacional, que é realizada anualmente no primeiro semestre, em São José dos Campos, com cerca de 70 equipes de todas as regiões do Brasil.

Acompanhe o Cefast

Site
Facebook
Instagram

Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG,
com informações da companhia de imprensa da BAJA SAE BRASIL