MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Membros das unidades do CEFET-MG participam no campus Divinópolis da reunião anual do Programa de Extensão Azimute Norte

Terça-feira, 11 de setembro de 2018
Última modificação: Terça-feira, 11 de setembro de 2018

Está acontecendo no campus Divinópolis a reunião anual do Programa de Extensão Azimute Norte. Os membros foram convocados pela coordenação do Programa e pela Diretora de Extensão Giani David Silva, que justificou sua ausência na reunião por estar participando da Reunião anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica, a REITEC 2018. Neste ano, mais uma vez o campus Divinópolis sedia a reunião do Azimute Norte, no auditório do campus, em formato de um encontro, nos dias 10 e 11 de setembro, dia em que a equipe de Política Estudantil também inicia um projeto com ações de valorização a vida, o “Setembro Amarelo”.  O Programa de Extensão, a partir do edital CEFET-EXT2018 agora está presente em todos os campi do CEFET-MG que na reunião foram representados pelos professores: Sérgio Barcelos e Gabriela Arantes (Araxá), Guilherme Ferreira, Candido Oliveira e Karina Canabrava (Contagem), Andrea Barra (Nepomuceno), Vinicius Freitas (Curvelo), Leonardo Vieira (TAE) e Júlio César Nogueira Gesualdo (Leopoldina), Carlos Augusto Magalhães Junior (Timoteo), Antonio Serenini (Varginha) e os membros locais, professores e bolsistas. Divinópolis é a sede do Programa Azimute Norte onde foi institucionalizado em 2011 através da portaria 043/11 do Conselho de Extensão como um projeto, que em 2016 foi promovido a modalidade de Programa através do Edital CEFETEXT daquele ano.

A reunião coordenada pela equipe do Programa, Nádia Cristina Mello,Maria de Lourdes Couto Nogueira, Helena Maria dos Santos e Andrea Cruz Marcelino,  tem por objetivo reunir toda a equipe para apresentar aos novos campi integrantes do Programa o objeto do Programa de Extensão que é o Esporte Orientação, expor o organograma atual e  as atividades realizadas nos últimos 3 anos, em especial os projetos que vem sendo desenvolvidos nos campi que já integravam o Programa, ordenar as atividades do segundo semestre de 2018 e pensar juntos as potencialidades de campus dentro das vertentes do Programa: Competitiva, Tecnológica, Ambiental, Pedagógica e Promoção de Saúde e Qualidade de Vida.

O encontro foi aberto com as boas vindas aos presentes e com o pronunciamento da coordenadora geral do Programa, profa. Nádia Cristina Mello, pela diretora do campus Divinópolis, profa Sandra Vaz Soares Martins, pelo diretor adjunto Oscar Praga de Souza e pelo coordenador local de Extensão Flavio Araujo Mateus. As falas convergiram para a importância do Programa de Extensão como agente de interação e integração entre os departamentos, disciplinas e agora entre os campi do CEFET-MG. Em seguida passou-se para a apresentação dos representantes de campus presente na reunião.

Profa. Nádia apresentou um breve histórico das atividades do Azimute Norte no CEFET-MG que iniciou em 2009 e apresentou as dimensões e indicadores da Extensão alcançados  pelo Programa.

Em seguida foram apresentados os projetos vinculados ao Programa de Extensão que vem sendo desenvolvido em Divinópolis coordenados por professores de todos os departamentos, dentro de cada vertente.

Na vertente Ambiental, do curso de Produção de Moda, a profa. Maria de Lourdes Couto Nogueira, juntamente com as Bolsistas Camila Santos e Loren Menezes desenvolvem um projeto de produção de materiais e equipamentos com produtos alternativos para a prática segura do Esporte Orientação. Foi apresentado inclusive a criação e modelagem do  uniforme que está sendo confeccionado para que a equipe do Programa de Extensão represente o CEFET-MG na etapa única do Campeonato Brasileiro Estudantil e Universitário de Orientação 2018 que será realizado no mês de Outubro em Campo Grande-MS.

Na vertente Tecnológica, os bolsistas Frederico Capanema e Josoé Queiroz, orientados pelo prof. Alisson Marques da Silva do curso de Informática, expuseram os projetos de criação de um Sistema de Apuração para corridas de Orientação, o Orien Tek, que vendo elaborado desde 2014 pelo prof. Alisson com os bolsistas de cada ano. O projeto evoluiu e agora já está sendo trabalhada a proposta de criação de um equipamento eletrônico confirma a passagem do aluno nos pontos de controle.

Também foi apresentado o projeto orientado pelos professores do curso de Mecatrônica Wagner Custódio de Oliveira e Adriano Nogueira Drumond que através do prototipagem rápida com a impressora 3D, visa  criar e produzir a premiação para as atividades de Orientação realizadas pelo Programa, em especial a Copa Azimute Norte que encerra o ano de atividades do Programa.

Na período da tarde do dia 10, o presidente do Clube de Orientação de Divinópolis divulgou a todos que o CODIV, parceiro do CEFET-MG para as atividades de Esporte Orientação, será o clube responsável pela realização da etapa única do Campeonato Brasileiro de Orientação 2019 e para isto espera o apoio do CEFET-MG com a participação de todos na equipe organizadora.  Logo em seguida foram apresentados na prática informações relevantes para a prática do Esporte Orientação, como interpretar um mapa e utilizar uma bussola, sendo realizada por todos uma pequena pista de Orientação na área do campus. A atividade foi avaliada e em seguida foi discutida a organização da VII Copa Azimute Norte 2018,  sendo sugerida pela equipe que  o tema será: “Troféu 110 anos do CEFET-MG”. O evento será realizado nos dias 13 e 14 de novembro no campus Divinópolis com  o apoio da Fundação CEFET Minas e o edital de Apoio a Eventos do CEFET e contará a participação do presidente da Confederação Brasileira de Orientação (CBO) e das escolas parceiras do Programa de Extensão.

Para a VII Copa Azimute 2018, o Programa em parceria com o projeto de Extensão Cesta Cultural, coordenado pelo prof. Rodrigo Alves dos Santos, planejam a realização de uma atividade cultural nos dias do evento.

Hoje, dia 11 a equipe se reúne a partir das 7h30 para realização de duas atividades práticas, na quadra e na natureza. Em seguida a equipe se reúne para avaliação do evento e as proposições de cada campus para o desenvolvimento do Programa em cada unidade de acordo com as potencialidades locais e a sede de realização da reunião anual do Programa no ano de 2019.

O Esporte  Orientação  será modalidade presente pela primeira vez nos jogos Intercampi do CEFET-MG e a equipe se prepara participar do CBEUO 2018 com alunos selecionados dos campi de Divinópolis, Araxá, Contagem e Varginha.

 

 

foto-reuniao