MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

MEC homologa Diretrizes da Extensão

Quinta-feira, 20 de dezembro de 2018
Última modificação: Sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

O ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, homologou na última sexta-feira (14/12) a resolução que estabelece as Diretrizes para as Políticas de Extensão da Educação Superior Brasileira.

A resolução foi elaborada coletivamente por meio de mais de 20 encontros e reuniões realizados de abril de 2017 a dezembro de 2018 com representantes dos segmentos público, particular e comunitário da Educação Superior, em instâncias como Forproex, Andifes, Abruem, Conif, Forgrad Cograd.

A resolução estabelece conceitos, diretrizes e princípios para a Extensão na Educação Superior, a fim de proporcionar e qualificar uma aprendizagem ativa e cidadã aos estudantes, assim como uma interação dialógica efetiva com os demais setores da sociedade.

Para tanto a normativa define parâmetros de avaliação, registro e planejamento das ações extensionistas. Passam a ser consideradas ações extensionistas aquelas que envolvam diretamente as comunidades externas às Instituições de Educação Superior e que estejam vinculadas à formação do estudante.

Buscando atender a meta 12.7 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, as diretrizes para a Extensão regulamentam também que as atividades acadêmicas de extensão devem fazer parte de, no mínimo, 10% da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação na forma de componentes curriculares.

A Extensão e suas novas diretrizes nacionais serão fundamentais para o fortalecimento do compromisso social das IES. O prazo de implantação dos dispositivos da resolução termina em 14 de dezembro de 2021.

Para mais informações acesse o link.