:: GEDAI realiza II Jornada Astronômica ::
Data de Publicação: 04/10/2016
Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte Impressão do conteúdo somente com fundo branco Enviar esta página por email Cor da fonte branca com fundo preto Cor da fonte preta com fundo branco

II Jornada Astronomica

Mesa de abertura da II Jornada GEDAI: ensino, pesquisa e extensão.
Da esq. para a dir., professoras Marielle, Giani e Eliza. Foto de Warley Souza.

Nos dias 09 e 10 de setembro, no campus Curvelo, aconteceu a “II Jornada de Astronomia GEDAI: ensino, pesquisa e extensão”. Promovida pelo “Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia Intercampi (GEDAI)”, a jornada busca fortalecer e ampliar a integração entre os grupos de Astronomia existentes nas várias unidades do CEFET-MG,  além de levar uma programação consistente de ensino e divulgação científica para a comunidade interna e externa do campus sede.

A mesa de abertura foi composta pela Prof. Maria Eliza de Campos Souza, representando a diretoria da unidade de Curvelo, pela prof. Giani David Silva, diretora de extensão e desenvolvimento comunitário do CEFET-MG, e pela prof. Marielle Hoalle M. B. Lage, presidente  do comitê organizador do evento.  A prof. Maria Eliza expôs o sentimento de alegria da comunidade do campus Curvelo em sediar este evento e ressaltou que esta realização constitui um marco importante no fortalecimento do projeto de extensão da unidade. Em sua fala, a prof. Giani destacou o grande potencial e o papel de referência que o GEDAI ocupa hoje como programa de extensão institucional. Em nome do comitê organizador, a prof. Marielle apresentou o histórico da criação do GEDAI e deu início aos trabalhos.

No primeiro dia da Jornada,  os professores Leonardo Gabriel, Weber Feu e Fabiana Conceição apresentaram as palestras “A Terra Vista de Longe: a Astronomia sob uma perspectiva ecológica”, “O Clima no Sistema Solar” e “Astrobiologia e a busca por vida extraterrestre”, respectivamente. Na sequência, os monitores do GEDAI coordenaram uma sessão de observação astronômica para os participantes do encontro.

No segundo dia, os professores Sidney Maia e Francisco Pazzini apresentaram as palestras “O Ensino de Astronomia na Educação Básica: Possibilidades e Articulações” e “Que onda é essa? A concepção de universo de Einstein e as Ondas Gravitacionais”, respectivamente. Fechando com chave de ouro, a prof. Silvia Helena P. Alencar (Dept. Física / UFMG), integrante da equipe científica que descobriu recentemente um exoplaneta recém-nascido, apresentou a palestra “Planetas extra-solares”.

Na programação interna da Jornada, na tarde do segundo dia, foram apresentados relatos de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelo GEDAI. No fechamento do evento, o astrônomo amador Warley Souza ministrou um minicurso de Astrofotografia.

Com seis palestras, sete relatos de projetos de pesquisa e extensão e um minicurso, a “II Jornada de Astronomia GEDAI: ensino, pesquisa e extensão” contou com 110 participantes, entre servidores e alunos do CEFET-MG, professores e alunos de outras escolas públicas e astrônomos amadores. Além da boa participação da comunidade local do campus Curvelo, a efetiva participação de grupos de Timóteo, Leopoldina, Varginha e Belo Horizonte fizeram da II Jornada um importante marco na ampliação e no fortalecimento da integração intercampi do GEDAI.


Confira o vídeo clipe da II Jornada de Astronomia GEDAI

Mais fotos e informações no site do GEDAI.

 



Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário
Av. Amazonas 5253 - Nova Suiça - Belo Horizonte - MG - Brasil
Telefone: +55 (31) 3319-7026 - Fax: +55 (31) 3319-7025

Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2017
Desenvolvimento: SGI/CEFET-MG