:: CEFET-MG apresenta reciclagem automotiva no Festival do Japão ::
Data de Publicação: 23/02/2017
Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte Impressão do conteúdo somente com fundo branco Enviar esta página por email Cor da fonte branca com fundo preto Cor da fonte preta com fundo branco

IMG_2942-copy

O CEFET-MG participou, durante o último fim de semana, da sexta edição do Festival do Japão em Minas. Professores e técnicos-administrativos da Instituição estiveram no Expominas, apresentando a parceria entre o CEFET-MG, a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e a empresa Kaiho Sangyo. A parceria busca criar a primeira planta de reciclagem automotiva da América Latina, no campus II (Unidade Belo Horizonte).

Segundo o professor do Departamento de Engenharia Mecânica Guilherme Marconi Silva, o projeto já está bem desenvolvido e representa um grande ganho para a Instituição e para a criação de uma mentalidade mais sustentável no Brasil. “A ideia é criar uma atitude que mude o processo atual, de desmontes ilegais e contaminação do meio ambiente com os materiais não reutilizados dos veículos”, explica. De acordo com Guilherme, o modelo japonês prevê a reutilização de grande parte dos veículos reciclados, seja na reutilização das peças em novos automóveis, seja no reaproveitamento das matérias-primas.

Para entender o processo, o CEFET-MG tem recebido a visita de técnicos da Kaiho Sangyo no campus II, além de ter enviado um grupo de sete servidores para o Japão entre maio e junho de 2016. Bernardo Falcão, da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário, explica que, na viagem, o grupo teve treinamentos teóricos e práticos sobre a desmontagem, além de ter realizado visitas técnicas a empresas da área. “Pudemos entender como é a cultura da reciclagem automotiva no Japão. Eles têm diversas leis relacionadas à reciclagem, em áreas como a construção civil, destinação de resíduos sólidos, além da reciclagem automotiva, que é bem desenvolvida no país”.

A parte legal do projeto é também uma preocupação do CEFET-MG. A Instituição está em contato com o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG), que busca estabelecer as diretrizes para cadastramento e fiscalização das empresas de desmanche, e com a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), que está desenvolvendo um sistema para controle das empresas e rastreamento das peças retiradas dos veículos.

A previsão é que a planta piloto do campus II comece a funcionar em agosto de 2017. A estrutura já está quase finalizada, restando apenas a importação de duas máquinas, o que deve acontecer em abril.

 

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG

Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário / CEFET-MG



Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário
Av. Amazonas 5253 - Nova Suiça - Belo Horizonte - MG - Brasil
Telefone: +55 (31) 3319-7026 - Fax: +55 (31) 3319-7025

Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2017
Desenvolvimento: SGI/CEFET-MG