:: Cefast Baja conquista medalhas e procura por novos membros ::
Data de Publicação: 27/03/2017
Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte Impressão do conteúdo somente com fundo branco Enviar esta página por email Cor da fonte branca com fundo preto Cor da fonte preta com fundo branco

A equipe Cefast Baja, integrante do Núcleo de Engenharia Aplicada a Competições (NEAC) do campus II do CEFET-MG, abriu processo seletivo para escolha de novos membros. Há vagas para atuação nos núcleos de Eletrônica, Power Train, Freio, Suspensão/direção, Design, Gestão, Vendas/Marketing e Cálculo Estrutural. Podem participar estudantes de qualquer curso de graduação. Os interessados devem enviar a ficha de inscrição online, até o dia 7 de abril.

A Cefast Baja é formada por estudantes de graduação do CEFET-MG, sob orientação da professora do Departamento de Engenharia Mecânica Ivanilza Felizardo. No projeto os alunos se envolvem com um caso real de desenvolvimento de um veículo off-road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. O Baja oferece aos participantes a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, de forma a contribuir em sua preparação para o mercado de trabalho. Em 2017, a equipe completa 21 anos. Segundo o capitão da equipe, o estudante de Engenharia Mecânica Gabriel Amaral, "o ambiente no Baja é realmente um preparo para o mercado de trabalho. Temos que pesquisar muito, e saber conviver com diferentes opiniões e perfis de pessoas. A equipe é um real preparador de profissionais capacitados, e não só para a indústria automotiva".

Competição

Os alunos da Cefast Baja conquistaram no início do mês a sexta colocação geral na 23ª Competição Nacional Baja SAE Brasil, que ocorreu em São José dos Campos (SP). O evento reuniu 88 equipes de todo o país e promoveu a avaliação comparativa dos projetos, dividida em provas estáticas, provas dinâmicas, apresentações e enduro. Para Gabriel, o resultado comprovou o crescimento da equipe nos últimos anos. Em 2016, a equipe ficou em 45º lugar. "O choque foi muito grande, mas nos mostrou a realidade que algo deveria ser feito. 2016 foi um ano de muito trabalho duro, e o reflexo foi o resultado desse ano: 4º lugar em relatório de projeto, 6º lugar em apresentação, 3º lugar em conforto, 5º lugar no suspension e 9º no enduro".

Os estudantes se preparam agora para a etapa regional da SAE Brasil, em setembro, e para o lançamento de seu próximo carro.

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG
Com informações da Cefast Baja

 



Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário
Av. Amazonas 5253 - Nova Suiça - Belo Horizonte - MG - Brasil
Telefone: +55 (31) 3319-7026 - Fax: +55 (31) 3319-7025

Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2017
Desenvolvimento: SGI/CEFET-MG