:: Encontro reunirá estrangeiros que estudam no CEFET-MG ::
Data de Publicação: 06/06/2017
Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte Impressão do conteúdo somente com fundo branco Enviar esta página por email Cor da fonte branca com fundo preto Cor da fonte preta com fundo branco

 

Como atividade de encerramento do semestre letivo do curso de Português como língua de acolhimento para refugiados, imigrantes e portadores de visto humanitário, no dia 24 de junho, sábado, acontece o I Encontro de Alunos Estrangeiros do CEFET-MG. O evento será realizado entre 9h e 18h no hall do campus I (Avenida Amazonas, nº 5.253, Nova Suíça – BH/MG).

Além da apresentação dos trabalhos finais dos alunos do curso de português, o encontro será uma oportunidade de integração entre os estrangeiros que estudam na Instituição, vindos por meio de diferentes programas e com diferentes finalidades. A programação é composta por várias apresentações culturais, além de barracas de comida típica.

No mesmo dia, serão abertas as inscrições presenciais de 60 vagas para o segundo semestre do curso, que tem 60 horas de duração com aulas aos sábados, de 13h30 a 17h45. As novas turmas terão início em 5 de agosto, com término previsto para 2 de dezembro. Para inscrição, o candidato deve apresentar cópia do documento de identidade, CPF e comprovação de residência. No dia 29 de julho, será feita a entrevista oral com cada candidato, para identificar o nível de proficiência em português.

Ajuda de custo

O Grupo de Pesquisa em Linguagens e Tecnologia (Infortec), que é responsável pelo curso, está recolhendo doações para contribuir com a realização do evento de integração e para custear as passagens de ônibus dos alunos que farão o curso de português no segundo semestre.

As doações podem ser feitas via depósito bancário para a Fundação CEFET Minas, parceira na promoção do curso e do evento (Caixa Econômica Federal, agência 0814, operação 003, conta corrente 0290-9). O custo previsto é de 15 mil reais, sendo 10% destinado ao custeio do encontro e 90% para as despesas de transporte dos alunos.


Programação

9h – Abertura – recital de música brasileira – Mathias Ferreyra (Argentina)
9h a 14h – Feira Mundi
9h30 – Apresentação de Kompá (dança) – Judette Baptiste e Abdoul-Kevin (Haiti)
9h30 – Escrita em árabe – Ayoub Rhannaam (Marrocos)
10h – Oficina de crioulo haitiano – alunos do Haiti
10h30 – Oficina de tranças e penteados – Nivette (Haiti)
11h – Danças Urbanas da África – Gérard Nouatin (Benin)
11h30 a 12h – Música do mundo
12h a 12h30 – Oficina de samba e forró – comunidade cefetiana
12h30 – Apresentação musical – Endel (Haiti)
13h – Oficina de ritmos – Mathias Ferreyra (Argentina)
14h a 17h30 – Apresentação dos trabalhos finais dos alunos do curso de português como língua de acolhimento para refugiados, imigrantes e portadores de visto humanitário
17h30 – Encerramento - Apresentação musical

Barracas

Honduras – Pastelito
Congo – Fumbuá (pratos produzidos com folha seca típica da região)
Índia e República Dominicana – Comidas típicas
Gana e Benin – Comidas típicas
Marrocos – Escrita árabe
Brasil - Artesanato

encontro_alunos_estrangeiros-01

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG

Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário / CEFET-MG



Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário
Av. Amazonas 5253 - Nova Suiça - Belo Horizonte - MG - Brasil
Telefone: +55 (31) 3319-7026 - Fax: +55 (31) 3319-7025

Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2017
Desenvolvimento: SGI/CEFET-MG