:: GEDAI adquire telescópios computadorizados para cinco campi ::
Data de Publicação: 28/06/2017
Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte Impressão do conteúdo somente com fundo branco Enviar esta página por email Cor da fonte branca com fundo preto Cor da fonte preta com fundo branco

Os telescópios computadorizados serão usados nas atividades de ensino e divulgação da Astronomia em Belo Horizonte, Curvelo, Leopoldina, Timóteo e Varginha

O Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia Intercampi (GEDAI) do CEFET-MG adquiriu cinco telescópios computadorizados para uso nas atividades de ensino e divulgação da Astronomia em cinco campi da Instituição: Belo Horizonte, Curvelo, Leopoldina, Timóteo e Varginha. A compra, com custo total de, aproximadamente, R$ 16 mil, foi viável graças à verba obtida pelo Grupo no Edital 070/2016 da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário (DEDC) do CEFET-MG, para financiamento de programas ou projetos de iniciativas extensionistas.

De acordo com um dos coordenadores do GEDAI, professor Leonardo Diniz, os equipamentos serão de fundamental importância para o fortalecimento das atividades de extensão do GEDAI. “Com exceção de Timóteo, nenhum dos outros campi tem telescópio computadorizado. O equipamento é muito prático, já vem com um GPS (Global Positioning System) interno e, com isso, pode-se localizar com precisão um astro automaticamente, pelo nome ou código”, explica. Outro benefício, segundo o professor, será para as atividades de Astrofotografia. “Com esse telescópio, as imagens obtidas por longa exposição são mais suaves”.

Por fim, Leonardo Diniz ressalta a dificuldade em se obter equipamentos desse tipo. “O processo de compra de telescópios é sempre algo muito difícil, por conta dos pregões e do baixo número de fornecedores no mercado nacional. O servidor Sérgio Corrêa, lotado na DEDC, deu um excelente apoio aos coordenadores na execução das compras”, afirma.

O GEDAI

O Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia Intercampi (GEDAI) é um programa de extensão do CEFET-MG formado por servidores e alunos da Instituição e por astrônomos amadores voluntários. Atualmente, o GEDAI desenvolve ações em cinco campi do CEFET-MG: Belo Horizonte, Curvelo, Leopoldina, Timóteo e Varginha. O objetivo é promover atividades de ensino e divulgação de Astronomia às comunidades interna e externa. Acesse o site do Grupo e confira as datas dos próximos eventos.



Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG

Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário/CEFET-MG



Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário
Av. Amazonas 5253 - Nova Suiça - Belo Horizonte - MG - Brasil
Telefone: +55 (31) 3319-7026 - Fax: +55 (31) 3319-7025

Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2017
Desenvolvimento: SGI/CEFET-MG