:: Projeto de empreendedorismo verticaliza ensino e integra produtores ::
Data de Publicação: 06/07/2017
Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte Impressão do conteúdo somente com fundo branco Enviar esta página por email Cor da fonte branca com fundo preto Cor da fonte preta com fundo branco

Otilia-Apresentacao-2

Praticar o empreendedorismo em um projeto verticalizado e extensionista, que integra alunos dos níveis técnicos, da graduação e da pós com a comunidade externa. Esse foi um desafio desenvolvido pela professora Glauciane Martins, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) do CEFET-MG.

A iniciativa consistiu no desenvolvimento de planos de negócios por alunos do 6º período de Administração para cinco pequenos produtores e também da lanchonete e do Mercadinho Tá Caindo Fulô, localizados na Serra do Cipó, distrito de Santana do Riacho. Para isso, foram realizados intercâmbios entre produtores, que vieram ao CEFET-MG, e alunos, que passaram uma tarde na Serra do Cipó para conhecer melhor os negócios locais.

De acordo com a professora Glauciane, o trabalho é uma forma de integrar sala de aula e aplicação. “A iniciativa, em uma relação bilateral, tinha como objetivo propor soluções para os desafios advindos da construção, consolidação e sustentabilidade de uma economia solidária e, ao mesmo tempo, promover uma oportunidade de ensino, pesquisa e aplicação de conteúdo na prática”, comenta.

Além de ampliar os horizontes de alunos da graduação e de pequenos empreendedores, o projeto também integra alunos do curso técnico em Hospedagem. Desde 2013, a professora Glauciane desenvolve trabalho de campo de empreendedorismo na Serra do Cipó, onde eles acompanham o trabalho de produtores locais. Paralelamente, cinco alunos do Mestrado em Administração atuaram como mentores no acompanhamento dos planos de negócios desenvolvidos.

A apresentação dos planos aconteceu no dia 24 de junho, no auditório do campus II. Cinco professores avaliaram os trabalhos, que receberam prêmios de parceiros da Serra do Cipó. Durante o encontro, houve duas palestras sobre empreendedorismo social. A iniciativa terá continuidade no próximo semestre. Segundo Glauciane, “os projetos só foram possíveis graças ao esforço de todos os professores, que atuam no curso técnico em hospedagem, na graduação e no mestrado em Administração, que apoiaram a execução dos trabalhos", finaliza.

Mercadinho Tá Caindo Fulô: o que é?

O Mercadinho é uma rede solidária de pequenos produtores rurais e cultivadores dos quintais, artesãos e artistas da região da Serra do Cipó. É um mercado fixo, sem fins lucrativos, com produtos tradicionais e naturais da região, cujo objetivo é organizar e fortalecer os produtores familiares, os artesãos, a cultura e a força da identidade local.

 

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG



Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário
Av. Amazonas 5253 - Nova Suiça - Belo Horizonte - MG - Brasil
Telefone: +55 (31) 3319-7026 - Fax: +55 (31) 3319-7025

Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2017
Desenvolvimento: SGI/CEFET-MG