:: Núcleo de Inovação Tecnológica é contemplado em edital da Fapemig ::
Data de Publicação: 06/07/2017
Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte Impressão do conteúdo somente com fundo branco Enviar esta página por email Cor da fonte branca com fundo preto Cor da fonte preta com fundo branco

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) divulgou resultado da chamada 04/2017 – “Apoio a Núcleo de Inovação Tecnológica” e o Núcleo do CEFET-MG, representado pela Coordenação Geral de Inovação Tecnológica (CIT), foi contemplado com o valor de R$34.220,97. Ao todo, 29 propostas foram apresentadas e, dessas, 12 foram aprovadas para contratação.

O projeto aprovado intitulado “Manutenção da Coordenação de Inovação Tecnológica (CIT) IX: organização e interação entre a CIT e as células locais de inovação e tecnologia” propõe ações de continuidade de sensibilização sobre a importância da propriedade intelectual em todos os campi do CEFET-MG e o atendimento ao inventor independente.

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do CEFET-MG foi criado em 2007 e desde então tem sido amparado pela Fapemig por meio dos editais ACN (Apoio a Criação e Manutenção dos NITs). “Ser contemplado significa trazer recursos que permitem a manutenção dos bolsistas capacitados na área de inovação e propriedade intelectual, e a continuidade dos trabalhos realizados por essa equipe extremamente especializada e comprometida com a causa da inovação nacional. Além do pagamento das bolsas, os recursos recebidos são destinados para o pagamento de custos relacionados ao depósito de patentes, registro de marcas, programas de computador, dentre outros, e o pagamento de diárias para o desenvolvimento de atividades de capacitação fora de Belo Horizonte”, explica o coordenador da CIT, Nilton Maia.

A expectativa, segundo o coordenador, é alcançar outros públicos e estabelecer aproximação com a incubadora de empresas do CEFET-MG “por meio da consolidação do projeto de institucionalização das coordenações locais de empreendedorismo e inovação as quais, com um coordenador local propiciará a potencialização dos projetos latentes”, ressalta.

Os Núcleos de Inovação Tecnológica são responsáveis pela implementação de medidas de sustentação dos processos e ações de inovação tecnológica no Estado. Desempenham importante papel na gestão da política de inovação das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), órgãos ou entidades da administração pública ou entidades privadas sem fins lucrativos, que executam atividades de pesquisa básica ou aplicada de caráter científico ou tecnológico.

 

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG



Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário
Av. Amazonas 5253 - Nova Suiça - Belo Horizonte - MG - Brasil
Telefone: +55 (31) 3319-7026 - Fax: +55 (31) 3319-7025

Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2017
Desenvolvimento: SGI/CEFET-MG