MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Equipe Cefast Aerodesign participa de competição nacional

Quinta-feira, 28 de setembro de 2017
Última modificação: Quinta-feira, 28 de setembro de 2017

set27-aerodesign A Cefast Aerodesign, equipe do Núcleo de Engenharia Aplicada a Competições (NEAC) do CEFET-MG, participa em outubro da 19ª edição da Competição SAE Brasil AeroDesign. O evento acontece entre os dias 26 e 29 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP).

Segundo explica o estudante Gabriel de Lima Viana, capitão da equipe, o objetivo da competição é construir uma aeronave que deve carregar a maior carga possível. “Todo ano um regulamento é enviado às equipes, com todas as restrições em que a aeronave projetada deve se enquadrar, como distância de decolagem e pouso, restrições geométricas, motores permitidos, entre outros. A partir disso, cada equipe realiza o projeto e construção de uma aeronave”, descreve.

Para a avaliação, são realizadas provas de projeto, em que os estudantes descrevem todo o planejamento e construção da aeronave, e competições de voo. A Cefast Aerodesign participa desde a primeira edição do evento, ocorrida em 1999. “Nossos melhores resultados foram em 2007 e 2009, quando fomos campeões nacionais, e em 2010, quando ganhamos o campeonato mundial”, afirma Gabriel.

Neste ano, a equipe do CEFET-MG concorre com outras 93 equipes de todo o país, além de representantes do México e da Venezuela.

Saiba mais

Cefast Aerodesign
Competição SAE Brasil AeroDesign

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG