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CEFET-MG

Atividades de Campo:

Última modificação: Sexta-feira, 22 de março de 2024

São consideradas atividades de campos, as atividades desenvolvidas em espaços formativos externos aos campi do CEFET-MG com o objetivo de contribuir para a integração e o desenvolvimento profissional e acadêmico dos discentes com vínculo ativo e regular junto a curso de educação profissional técnica de nível médio, graduação ou pós?graduação do CEFET-MG, visando diversificar o conhecimento nas atividades práticas desenvolvidas por diferentes espaços formativos, propiciando aprendizados complementares à formação integral dos discentes.

No âmbito do CEFET-MG, as atividades estão regulamentadas e fomentadas pela Resolução CEX nº 432/2023 e compreende as seguintes modalidades:

I – Visitas a instituições públicas.
II – Visitas a empresas e/ou institutos de pesquisa, de serviços e/ou produção.
III – Visitas a propriedades rurais ou locais públicos.
IV – Visitas a unidades de conservação.
V – Participação como ouvinte ou expectador ou visitante em feiras, congressos, seminários, exposições e eventos similares,
com fins pedagógicos.
VI – Participação em atividades externas associadas às ações de extensão aprovadas pela DEDC.
VII – Participação em atividades de competição.

  • Fomento as atividades de campo

Por meio do Programa de Fomento à Realização de Atividades de Campo de Discentes, o CEFET-MG apoia a realização dessas atividades com a concessão de:

I – Veículo e motorista para execução do percurso integral da atividade de campo aprovada ou aluguel de veículo compatível, com motorista, ou concessão de auxílio para transporte aos discentes participantes.

II – Auxílio financeiro aos discentes participantes, na forma deste regulamento, e destinado a cobrir despesas com:

(a) Auxílio para taxa de inscrição, taxa de entrada e/ou similares: concedido quando o local da atividade exigir taxa para
ingresso.

(b) Auxílio para almoço: concedido na data da partida quando esta ocorrer antes das 11h; durante os dias de permanência no local visitado e durante o retorno da viagem, desde que a chegada seja após as 13h.

(c) Auxílio para jantar: concedido na data da partida quando esta ocorrer antes das 18h; durante os dias de permanência no local visitado e durante o retorno da viagem, desde que a chegada seja após as 19h.

(d) Auxílio para hospedagem: concedido por pernoite, quando a hospedagem for prevista e aprovada para a atividade de
campo.

III – Diária(s) aos servidores participantes da atividade, na forma da legislação vigente, e limitado a concessão a no máximo
02 (dois) servidores, salvo casos devidamente justificados e aprovados pela DEDC.

VI – Seguro de vida e contra acidentes pessoais para todos os participantes da atividade de campo aprovada.

  • Procedimentos para solicitação de atividades de campo

O servidor proponente deve, inicialmente, enviar um e-mail à Coordenação de Desenvolvimento de Carreiras – CDCA (carreiras@cefetmg.br) para consultar a disponibilidade de transporte.

Em até 02 (dois) dias após o envio do e-mail, a CDCA responderá o e-mail informando acerca da disponibilidade do transporte e com a descrição dos custos previstos para atendimento.

Havendo retorno positivo, o proponente da atividade de campo, no prazo de 03 (três) dias úteis após receber a resposta, deve consultar à Diretoria do Campus sobre a disponibilidade de recursos financeiros para o pedido, e havendo recursos, seguir o seguinte fluxo:

1) O servidor proponente deverá abrir no SIPAC o tipo de processo SOLICITAÇÃO DE VEÍCULO anexando os formulários:

  • TRANSPORTE – SOLICITAÇÃO (modelos disponíveis para carregamento no SIPAC. Deve ser assinado pelo proponente, pelo Chefe de Departamento e pelo Diretor do Campus)
  • TRANSPORTE – RELAÇÃO DE PASSAGEIROS (modelo disponível para carregamento no SIPAC)

2) Encaminha o processo para a Coordenação de Desenvolvimento de Carreiras, que tomará as providências decorrentes junto à Diretoria de Planejamento e Gestão e encaminhará e-mail de confirmação ao proponente com as orientações complementares e cópia da apólice de seguro contratada para os participantes da atividades

ATENÇÃO:

  • Caso tenha algum aluno menor de idade participando da atividade, é necessário o preenchimento da autorização  pelo responsável legal. O servidor proponente deve fazer o download do modelo de autorização, preencher com as informações necessárias da visita, e entregar aos estudantes. Depois de preenchidos, deverá manter cópia dessas autorizações durante o período de realização da viagem.

Anexos

Autorização de transporte de menor de idade