MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Empresa incubada no CEFET-MG participa de aceleração no Chile

Sexta-feira, 22 de setembro de 2017
Última modificação: Sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Com a proposta de difundir a cultura empreendedora e de inovação tecnológica no mercado, a Nascente Incubadora de Empresas do CEFET-MG possui, em seu quadro de empresas incubadas, uma das srtatups mais promissoras e premiadas na atualidade: a Lett Insight. Desde julho, a empresa participa de um programa de aceleração no Chile.

A Lett atua com auditoria e monitoramento de e-commerces para varejistas e fabricantes com informações estratégicas e segmentadas em tempo real. São quatro sócios-fundadores e uma equipe de 17 pessoas atuando em escritórios de Belo Horizonte, São Paulo e, recentemente, em Santiago, no Chile. Entre os clientes estão Nestlé, LG e Grupo Pão de Açúcar. “Nossa tecnologia conecta as marcas aos varejistas para que eles consigam criar juntos páginas de produtos perfeitas no e-commerce. O resultado é um cenário onde todos saem ganhando: os consumidores sempre terão acesso a todas às informações que buscam online e os varejistas e marcas terão suas vendas otimizadas e seus clientes satisfeitos”, explica Marco Antônio Braga, um dos sócios-fundadores.

Para integrar o programa de aceleração chileno, participaram de um processo seletivo que consistia na aplicação do plano de negócios e entrevista. Foram selecionadas outras 85 startups de 26 países. O programa é todo em inglês e oferece mentorias, treinamentos e um prêmio de US$ 30.000,00 para as empresas investirem no negócio.

Para Marco Antônio, o grande diferencial da Lett é oferecer solução completa para problemas reais do mercado. “Isso parece óbvio, mas muitas startups têm dificuldade de compreender esses conceitos e acabam criando produtos que não resolvem problemas e que ninguém compra”, avalia. “Hoje temos dois grandes objetivos. O primeiro é evoluir nosso produto e nossa operação para conseguir atender clientes de médio e pequeno porte. Até agora temos trabalhado com foco apenas em grandes empresas. O segundo objetivo é a internacionalização da solução. Hoje já temos clientes no México e Argentina, mas queremos ganhar mercado em toda a América Latina e expandir para outros continentes”, planeja.

Nascente

Atualmente, a Nascente conta com seis projetos de pré-incubação e seis de incubação em Araxá, Belo Horizonte, Curvelo, Divinópolis, Leopoldina e Nepomuceno. O gerente-geral, professor Daniel Lopes, explica que, para a Nascente, é importante que os projetos selecionados para a incubação sejam qualificados, pois aumenta a taxa de sucesso da incubadora como ambiente de inovação e de apoio a novos empreendimentos. “O projeto de empresas como a Lett  promove a imagem da Nascente e do próprio CEFET-MG como ambiente propício ao empreendedorismo e à interação com empresas”, explica.

A incubadora vai terminar o ano de 2017 com 15 empresas graduadas sendo que, ao longo dos 19 anos de existência, a Nascente recebeu cerca de 60 projetos de pré-incubação e de incubação. Daniel explica que há um edital aberto, em fase de seleção, para a escolha de quatro projetos em Timóteo e já está previsto um edital para Belo Horizonte em janeiro de 2018.

Saiba mais

Conheça a Nascente e a Lett Insight

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG