MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

CEFAST AeroSpace: Atividades realizadas no mês novembro e dezembro

Terça-feira, 4 de dezembro de 2018
Última modificação: Terça-feira, 4 de dezembro de 2018

O Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia Intercampi do CEFET-MG (GEDAI) e a equipe CEFAST AeroSpace realizaram, nos dias 19 e 24 de novembro, uma série de atividades nos campi Araxá, Belo Horizonte e Contagem. O evento contou patrocínio da Agência Espacial Brasileira (AEB) e incluíram ainda programações na PUC Minas, que foi aberta a visitação aos alunos do CEFET-MG.

Entre as atividades realizadas destaca-se o workshop “Desenvolvimento de CanSats” e palestras sobre indústria espacial e satélites de baixo custo, ministradas por Jhonathan Olrando Murcia Piñeros, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

A semana de eventos contou com o lançamento das sondas desenvolvidas pelas equipes do CEFET-MG e PUC Minas, na cidade de Araxá no dia de encerramento. Como conta o professor Geraldo Magela Couto Oliveira, organizador do evento, “trata-se de uma missão de testes de instrumentos de medida e de navegação GPS e que está associada às equipes de competição de CubeSat do CEFET-MG (CEFAST AeroSpace) e da PUC Minas (Orbi Engineering)”. Os estudantes realizaram o lançamento de um balão, que conta com sensores que captam dados como temperatura, pressão e GPS, e uma câmera, que capta imagens de todo o voo. O balão atinge uma altura máxima de 2 a 3km.

O trabalho desenvolvido pela grupo CEFAST AeroSpace será apresentado na próxima quinta-feira, 06/12, no congresso internacional “III IAA Latin American CubeSat Workshop” realizado de 03 a 07/12 em Ubatuba, São Paulo:  “CEFAST AEROSPACE: DEVELOPING CANSAT AND CUBESAT FOR SPACE EDUCATION” (Geraldo Magela Couto Oliveira, Jeferson Figueiredo Chaves, Maria Cecília Pereira and Willer Gomes dos Santos)

http://g1.globo.com/mg/centro-oeste/mgtv-1edicao/videos/t/edicoes/v/dezenas-de-alunos-do-cefet-participam-da-construcao-de-um-satelite-em-araxa/7188439/